TESTES DE PEDAIS E PEDALIERAS
Decidi ajuntar um apanhado de vídeos com alguns testes de pedais e pedaleiras mais usados pela galera aqui no Brasil.
Furhmann
LANDSCAPE
AXCESS
BOSS
ZOOM
POD HD 500 LINE 6
F!RE CUSTON
ORDEM CORRETA DA CADEIA DE PEDAIS DE UM SETUP
Decidi ajuntar um apanhado de vídeos com alguns testes de pedais e pedaleiras mais usados pela galera aqui no Brasil.
Furhmann
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AXCESS
BOSS
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POD HD 500 LINE 6
F!RE CUSTON
ORDEM CORRETA DA CADEIA DE PEDAIS DE UM SETUP
ORDEM CLÁSSICA DOS PEDAIS
Guitarra - (pedais de dinâmica e filtragem: wah-wah, booster, compressor) - Drives (distorção ou overdrive) - Equalização (equalizer) - Modulação (phaser, chorus, flanger) - Ambiêmcia (delay e reverb) - Amplificdor.
O USO DO BOOSTER
Quanto à posição do booster, isto vai depender de como você quer que ele funcione. Para funcionar como booster de volume o ideal é que fique após as distorções, como booster de ganho, funcionará melhor antes das distorções do mesmo jeito que usamos para esquentar o drive do aplificador.
NOTA: Um booster é um impulsionador, amplificador ou intensificador de som. Ele pode se classificar de três formas: 1. booster de volume, 2. booster de ganho, 3. booster de frequências/equalização.
DICA DE MIXAGEM PARA GUITARRA - INICIANTE.
Amps valvulados... Como manter?
Os primeiros amplificadores de guitarra surgiram na década de trinta com o desenvolvimento de partes elétricas economicamente viáveis. Esses primeiros amplificadores foram construídos para serem usados com guitarras acústicas, mas rapidamente fizeram sucesso junto aos músicos de guitarra havaiana, mesmo saturando facilmente, sem uma boa resposta de freqüência e com partes de baixa confiabilidade. Em muito pouco tempo os guitarristas começaram a ver essa saturação com bons olhos e a juventude começou a procurar mais e mais por equipamentos que tivessem essa característica. Leo Fender desenvolveu seu primeiro amplificador em 1945; em 1958 a Vox lançou o AC15, e em 1962 Jim Marshall já estava construindo seus primeiros jtm45, fechando a trinca de alguns dos mais importantes amplificadores da história da guitarra elétrica.
Abaixo, algumas dicas para uma longa vida do seu amplificador:
1. NUNCA ligue seu amplificador sem que o mesmo esteja conectado a um alto-falante. Se você o fizer, suas economias podem acabar regredindo rapidamente em algumas centenas de reais com uma queima de válvulas ou do transformador.
2. Certifique-se de que os alto-falantes ligados sejam da impedância correta. O ideal é que a impedância da caixa seja exatamente igual à de saída do amplificador, mas se isso for impossível, você pode ligar alto-falantes de impedância maior do que a impedância de saída. Se você conectar uma caixa de 8 ohms em um amplificador com 8 ohms de saída você vai ter a configuração ideal. Se você conectar a mesma caixa a um amplificador de 4 ohms, isso vai acarretar uma perda de 50% na potência, mas vai funcionar sem riscos. Todavia, se você ligar essa caixa de 8 ohms em um amplificador com saída de 16 ohms, você provavelmente vai queimaro seu amplificador.
3. Use o botão de stand by. Ele permite que o seu amplificador se adeque melhor antes de efetivamente começar ou parar de receber grandes cargas de energia, ao ligar e desligar, respectivamente. Espere entre dez e quinze minutos sempre que ligar ou desligar o amplificador e você terá uma vida útil muito maior para as válvulas.
4. Lembre-se de que você não deve esperar as válvulas morrerem para trocá-las e sempre que a troca for feita por válvulas de marca diferente, você deve mandar regular o Bias do amplificador, se o seu amplificador tiver esse controle. “Não se esqueça de que, se forem comprar as válvulas com alguém que não o próprio técnico, você tem que adquirir as válvulas ao mesmo tempo como pares casados. Pares não casados não vão funcionar.
5. Preste atenção à ventilação. Amplificadores valvulados tendem a aquecer muito e sem uma ventilação adequada você pode vir a ter problemas no circuito. Entretanto, isso não será um problema se você não usar o aparelho coberto por panos ou outros materiais e se as passagens de ar não forem bloqueadas, encostando o amplificador ligado à parede ou a outros objetos. Alguns músicos utilizam pequenos ventiladores para evitar superaquecimento e isso não deveria ser necessário, mas em algumas situações pode ser muito eficiente desde que o vento não esteja direcionado diretamente às válvulas.
6. Cuidados especiais devem ser tomados para o transporte porque é aí que a maior parte dos problemas surge. NUNCA transporte o aparelho ainda quente porque as partes, principalmente as válvulas, ficam mais frágeis e podem facilmente se quebrar. Se você pode carregar o seu transistorizado batendo com ele de um lado para o outro, você não pode agir da mesma forma com nenhum amplificador que tenha válvulas. Reserve para ele um lugar especial, como o banco traseiro do carro, de forma que ele não se mova dentro do automóvel. Cinto de segurança e uma toalha também são importantes para prevenir problemas em buraco ou quebra-molas.
7. Se você tiver condições, compre um case de boa qualidade. Em pouco tempo ele vai compensar o gasto protegendo o aparelho quando for transportado e no dia-a-dia, preservando o aparelho da poeira. Enquanto não tiver um case, procure manter o amplificador guardado, protegido por uma capa ou um tecido qualquer. Não cubra o aparelho quando ainda estiver quente.
Fonte Backstade
Regulando o ângulo da ponte.
Se sua ponte não estiver paralela a madeira do braço, ela pode estar desregulada, isso ocorre geralmente quando trocamos o calibre da corda ou quando por "algum outro motivo" as molas ou o parafuso que as segura sofre uma folga. a ponte floyd rose como é conhecida, não é uma ponte fixa, ela é solta, apenas segura por dois pivôs onde ela é encaixada sendo equilibrada pelas forças das molas na parte de traz e pelas cordas, fazendo pressão pro outro lado, semelhante a um cabo de guerra.
Na imagem I vemos a ponte perfeitamente regulada com as forças das molas e cordas equilibradas.
Na imagem II vemos a ponte inclinada pra frente com a força das cordas superior as das molas.
Na imagem III vemos a ponte inclinada pra traz com a força das molas superior as cordas.
Para resolver afine as cordas da 123456 e depois novamente 654321, até que todas fiquem afinadas, veja se ela ficou inclinada para frente ou para traz. Se ficou inclinada para frente aperte o parafuso das molas, se ficou para traz afrouxe.
Obs.: É comum depois de tudo isso feito a afinação geral da guitarra não bater em E A D G B E, por vezes voltando para Eb ou indo pra F. Esse ajuste final se dá afinando a guitarra pelas molas (verificando pelo o afinador). Uma leve apertada ou uma leve afrouxada colocará a nota em E e as outras também.
COMO GUARDAR SEU INSTRUMENTO
Não é recomendado guardar um instrumento muito desafinado ou sem uma ou mais cordas. Isso causa uma pressão desigual no braço empenando a madeira.
POR Acorde Lutheria www.acordelutheria.com
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